A ausência da roda do saṃsāra na cultura visual budista de Gandhāra

Este artigo investiga e discute a ausência de representações da roda do sasāra na cultura visual budista indo-grega de Gandhāra dos séculos III a VII. O objetivo é entender e explicar esse silêncio visual diante do fato de que as respectivas narrativas textuais não somente eram conhecidas na região geográfica, mas foram originalmente escritas nela, e que essa representação visual é muito popular em outras regiões para explicar ensinamentos budistas fundamentais. A metodologia foi um estudo bibliográfico da cronologia e dos locais geográficos de produção e disseminação das narrativas textuais, levando em conta o paralelismo entre narrativas textuais e visuais. Tivemos como principal fundamento teórico os trabalhos de Aldrovandi, Behrendt, Tanweer, Teiser e Zin, e chegamos ao resultado de que é provável que tais pinturas tenham existido, porém se perderam.

– Por Helmut Renders e Estela Piccin

Leia o artigo na íntegra.

*Foi sugerido a revisão do título, mas a autora considerou desnecessário.