Cultura visual budista: as mudanças da iconografia de Yama e seus significados.

A morte e o que ocorre depois, permeia o imaginário de diversas culturas pelo mundo, levando-as a desenvolver uma enorme gama de explicações e divindades que representem suas ideias. A divindade Yama é uma delas. Tendo origens que remontam a religiões pré-brahmanicas, o Senhor do Mortos, um dos epítetos pelo qual ele é conhecido, foi sendo absorvido e transformado por culturas como a Persa, os Kafirs do Hindu Kush e pela cultura Indiana, primeiro pelo brahmanismo, e posteriormente pelo budismo.

Alguns aspectos de Yama não condiziam com o sistema interdependente budista de interpretação da realidade, como por exemplo, o epíteto de “juiz dos mortos”, que conflitava com conceito de karma budista. Entender Yama como um ser senciente divino – conhecidos como devas e devanis – não era um problema. Entretanto, entender que um ser senciente seria capaz de julgar aqueles que morrem, decidindo o renascimento que esses tomariam, era. Por essa razão, algumas reinterpretações foram feitas sobre a figura de Yama, como juiz dos mortos.

Com o tempo, Yama passa a ter várias funções e significados dentro do budismo, sendo tratado como um deva, mas também como uma figura simbólica. Como deva, Yama deixa de ser apenas um ser a parte do sistema budista, cultuado por religiosos tanto dentro quanto fora dele, e passa a ter um papel atuante, como um dharmapala, um protetor dos ensinamentos e de seus praticantes, e como um juiz, que supervisiona o processo do karma. Como símbolo, Yama aparece para representar a morte, a impermanência, os processos degenerativos

Toda essa transformação não ocorre somente na literatura, mas está também presente na iconografia de Yama. Como a iconografia e a textualidade dialogam? Quais foram as mudanças na iconografia de Yama e quais seus significados?

– Por Max A. Sawaya

Confira a resposta dessas questões e muito mais no artigo na integra em:

https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/ER/article/view/10070